Com crise econômica, cresce em 30% procura da rede pública de saúde

  • Por Jovem Pam
  • 21/07/2015 11h20

Os dados da Pesquisa Nacional de Saúde mostram que as internacções no sistema único são mais frequentes no Norte (73 Marcello Casal Jr./Agência Brasil SUS Hospital

Aumento do desemprego faz população abandonar convênio particular e movimento da rede pública de saúde cresce 30% nos últimos 6 meses. Em 12 anos, a população atendida pelo sistema de saúde suplementar registrou incremento de 65% de 31 milhões de pessoas pulou para 51 milhões por conta do crescimento econômico. Na desaceleração, o movimento inverso acontece porque, ao perder o emprego, a maioria abandona o plano de saúde por falta de dinheiro . 

Desde março, os hospitais e ambulatórios de especialidades da rede estadual já sentem essa demanda migratória.  A constatação é do secretário estadual da Saúde, David Uip. “É um aumento exuberante. Algo extremante preocupante. É difícil elaborar estratégias com esse aumento crescente de pacientes”, relata.

No estado de São Paulo, quase 40% da população  tem plano de saúde. No entanto, a crise econômica ameaça superlotar o sistema público e agravar os problemas da saúde pública.

As informações são da repórter Jovem Pan Renata Perobelli.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.