Com lei regulamentada, supermercados vão deixar de distribuir sacolinhas plásticas

  • Por Jovem Pan
  • 08/01/2015 11h31
Fabio Arantes/ Secom/ PMSP Prefeitura regulamenta nova sacolinha verde

A prefeitura regulamentou lei e os supermercados vão deixar de distribuir sacolinhas plásticas a partir do dia 5 de fevereiro. Os estabelecimentos serão obrigados a fornecer um novo tipo de sacola biodegradável e que deverá ser usado para o descarte de lixo seco.

A medida coloca fim ao imbróglio iniciado em 2011, quando a Justiça proibiu por um mês a distribuição das sacolinhas nos supermercados. A embalagem padronizada será verde e terá tamanho um pouco maior que o habitual e instruções sobre o que pode ser separado para reciclagem.

 

Segundo a prefeitura, lixo orgânico como restos de comida não deverá ser descartado nas novas sacolinhas e quem o fizer, poderá sofrer sanções. O prefeito Fernando Haddad afirma que a nova sacola que será distribuída nos supermercados não deverá ser enviada para os aterros sanitários.

*Ouça os detalhes no áudio

A prefeitura admite não existir coleta seletiva em toda a cidade e promete universalizar o serviço até 2016. O secretário Municipal de Serviços, Simão Pedro, disse que em locais onde não há coleta, o lixo que será reciclado deverá ser descartado nos ecopontos.

De acordo com a prefeitura, os mercados que não oferecerem a nova sacola no prazo determinado poderão ser multados. O decreto diz que os estabelecimentos terão liberdade para definir se os consumidores terão que pagar ou não pelas novas sacolinhas.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.