Com presença de Kerry, começa na Arábia Saudita cúpula antiterrorista

  • Por Agencia EFE
  • 11/09/2014 11h23

Riad, 11 set (EFE).- A cúpula para coordenar a luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) começou nesta quinta-feira na cidade saudita de Jidá, com a presença do secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, e uma dezena de líderes diplomáticos regionais.

Segundo a agência oficial saudita “Spa”, participam da reunião os ministros das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Omã, Catar, Jordânia, Egito, Iraque, Líbano e Turquia.

Kerry tenta conseguir o apoio dos países árabes para a aliança que os EUA estão formando para combater ao EI, que declarou em junho um califado em território sírio e iraquiano sob seu controle.

Antes da cúpula foram realizadas uma série de reuniões bilaterais entre Kerry e os chanceleres saudita, Saud al-Faisal, e bareinita, Khaled bin Mohammed al-Khalifa.

A postura dos países árabes que participam da cúpula em relação à aliança antiterrorista não está clara, embora em última reunião a Liga Árabe se comprometeu a adotar “medidas urgentes” contra o EI.

A Arábia Saudita concordou a atuar como base de operações para treinar e equipar combatentes moderados da oposição síria na luta contra o EI, segundo revelou ontem uma alta funcionária americana.

Kerry iniciou ontem sua viagem região para impulsionar a aliança, com escalas no Iraque e Jordânia.

Em discurso realizado ontem na Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que seu país atacará o EI na Síria e ampliará sua campanha no Iraque, com uma ofensiva “implacável” para destruir o grupo “esteja onde estiver”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.