Com renovação de 38,6%, 513 deputados federais tomam posse em Brasília
Brasília, 1 fev (EFE).- Com 38,6% apenas de renovação, os 513 deputados federais eleitos para a nova legislatura da Câmara dos Deputados assumiram seus mandatos neste domingo, em cerimônia solene realizada em Brasília.
São 198 os estreantes no Congresso Nacional. Outros 289 (56,4%) saíram vencedores do pleito de 2010 e conquistaram a reeleição em 2014. O restante, 26 (5%), tomou posse hoje, mas já tinham experiência parlamentar.
A nova composição da Câmara, escolhida em outubro para um mandato de quatro anos, representa 28 partidos políticos, seis legendas a mais do que as que atuaram na última legislatura.
A cerimônia de posse foi conduzida pelo deputado Miro Teixeira (Pros), de 69 anos, por ser o mais velho entre os eleitos.
Os 27 novos integrantes do Senado assumirão seus mandatos de oitos anos em outra cerimônia, também neste domingo. A instalação do novo Congresso será concluída hoje, com a escolha dos novos presidentes de ambos os órgãos.
O início da 55ª Legislatura (2015-2019) ocorre um mês depois de a presidente Dilma Rousseff ter tomado posse para seu segundo mandato.
Apesar das dissidências dentro da base aliada e do fortalecimento da oposição após da expressiva votação de Aécio Neves (PSDB), Dilma conta com o apoio majoritário do Congresso.
O PT se manteve como a maior bancada da Câmara, apesar de ter caído de 88 para 69 deputados. O PMDB, aliado do governo, se manteve como a segunda maior força, mas também terá menos cadeiras na nova legislatura: de 71 para 65.
Já o PSDB, principal partido de oposição, ocupa o terceiro lugar, conquistando dez deputados a mais do que em 2010, totalizando 54 representantes.
A nova Câmara dos Deputados é dominada por homens, que correspondem a 90% dos 513 deputados – são apenas 51 mulheres. A grande maioria dos eleitos tem formação universitária (80,3%) e é branca (80,1%). EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.