Comandante dos rebeldes pró-Rússia de Donetsk renuncia
Moscou, 14 ago (EFE).- O comandante dos insurgentes pró-Rússia da região ucraniana de Donetsk, o russo Igor Strelkov, renunciou nesta quinta-feira de seu cargo, informou a autoproclamada república popular de Donetsk.
Strelkov, que ostentava o cargo de “ministro da Defesa”, passará agora a desempenhar outro “importante trabalho”, anunciou Aleksandr Zakharchenko, o “primeiro-ministro” rebelde, segundo as agências russas.
Esta é a segunda renúncia de um dirigente separatista nas últimas horas, já que o chefe da vizinha autoproclamada república popular de Lugansk, Valeri Bolotov, anunciou esta manhã sua “renúncia temporária” por causa de um ferimento à bala.
Nos últimos dias foi informado que Strelkov tinha sido gravemente ferido durante uma emboscada, mas isto foi desmentido hoje categoricamente pelos rebeldes.
“Igor Guirkin (sobrenome real de Strelkov) está são e salvo. Se encontra bem. As informações sobre seus ferimentos não correspondem com a realidade”, disse Zakharchenko.
Ele será substituído no cargo por Vladimir Kononov, que poderia ser ratificado amanhã mesmo como novo chefe das forças separatistas em Donetsk. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.