Comandante saudita do Estado Islâmico morre em ataque dos EUA na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 16/05/2015 15h02
  • BlueSky

Beirute, 16 mai (EFE).- Um comandante saudita do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), identificado como Abu Taiem, morreu no bombardeio desta madrugada de aviões dos Estados Unidos na Síria, onde também morreu outro de seus líderes, Abu Sayaf, disseram neste sábado à Agência Efe ativistas sírios.

O membro da Rede Deir ez Zor 24, Rami al-Hakim, explicou pela internet que os aviões americanos da coalizão lançaram o ataque sobre o campo de petróleo de Al Omar, a maior jazida de petróleo da Síria, às 2h (horário local, 20h de sexta-feira em Brasília) e que o bombardeio durou menos de uma hora.

O campo de Al Omar fica na província nordeste síria de Deir ez Zor, na fronteira com o Iraque.

“Morreram vários membros do EI, entre eles Abu Sayaf e um comandante saudita (dos jihadistas) chamado Abu Taiem”, afirmou a fonte.

Hakim detalhou que os americanos detiveram duas mulheres que estavam com Abu Sayaf, uma delas sua esposa, e a uma yazidie que estava com eles, e que libertaram pouco depois.

Acrescentou que Abu Sayaf não era sírio, mas iraquiano, e que era muito próximo ao líder máximo do EI, Abu Bakr al-Baghdadi.

Abu Sayaf era o responsável dos campos de petróleo que o EI controla no Iraque e na Síria.

Hakim declarou ainda que, devido ao sigilo que o EI mantém, Abu Sayaf não era conhecido até agora.

Por sua vez, o Observatório Sírio de Direitos Humanos informou que 19 integrantes do grupo jihadista morreram hoje em bombardeios contra suas posições no campo de Al Omar, sem dar mais detalhes.

Anteriormente, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, havia anunciado que forças especiais de seu país tinham matado Abu Sayaf na madrugada passada na Síria. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.