Combatentes houthis atacam casa do ministro iemenita de Defesa em Sana

  • Por Agencia EFE
  • 24/01/2015 14h11
  • BlueSky

Sana, 24 jan (EFE).- Combatentes do movimento xiita dos houthis atacaram neste sábado a residência do ministro iemenita de Defesa, o general Mahmoud Subaihi, e mantêm enfrentamentos com os guardas que fazem a segurança no local no sul da capital, Sana.

Uma fonte de segurança disse à Agência Efe que os atacantes bloquearam as estradas que conduzem à casa de Subaihi em Hadat al Raqi, no sul da capital, e depois começaram a disparar contra um grupo de militares que vigiavam a residência.

Ao mesmo tempo, as milícias houthis tentaram invadir a casa do ministro iemenita do Interior, Jalal Rowaishan, e a do chefe dos serviços secretos, Ali Ahmadi, mas as forças de segurança conseguiram freá-los, sem causar vítimas.

Uma fonte tribal acrescentou que líderes de vários clãs chegaram hoje à casa do ministro da Defesa para protegê-lo, embora se desconhece se o general Subaihi esteja dentro de sua residência.

Por outro lado, comitês de segurança e populares, leais ao presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi, que apresentou sua renúncia há dois dias, enviaram vários comunicados nos quais rejeitam cumprir qualquer ordem procedente do governo central de Sana, onde, disseram, os houthis controlam as instituições.

Essas notas foram emitidas desde as províncias de Aden, Lahy, Abyan, Shebua e Al Dalea, no sul; Marib no norte, que estão ainda fora do domínio dos houthis.

Os combatentes xiitas tomaram o controle de sete províncias do norte e do oeste do Iêmen, desde sua irrupção na capital, Sana, em setembro.

Mansur Hadi e o primeiro-ministro, Khaled ++Rahah++, apresentaram sua renúncia na quinta-feira após admitirem serem incapazes de reconduzir a situação de crise à qual o Iêmen chegou devido à rebelião do movimento houthi.

Está previsto que amanhã seja realizada uma reunião no parlamento, onde os deputados deverão decidir se aceitam ou não a renúncia do presidente. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.