Combates aumentam no Iêmen antes de trégua humanitária

  • Por Agencia EFE
  • 10/07/2015 12h26

Sana, 10 jul (EFE).- Os combates entre os rebeldes xiitas houthis e as forças leais ao presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi, se intensificaram nesta sexta-feira em várias regiões do Iêmen, principalmente na cidade de Taiz, horas antes da entrada em vigor de uma trégua humanitária.

Segundo testemunhas, as milícias houthis bombardearam bairros residenciais de Taiz, no sudoeste do Iêmen e segunda cidade mais populosa do país. Também houve confrontos entre os insurgentes e a Resistência Popular, as forças de Hadi, no lado oeste da cidade.

Esse aumento dos embates em Taiz indica uma tentativa dos houthis para controlar a cidade e ganhar território antes do começo do cessar-fogo.

Também foram registrados combates entre ambos na província de Shebua, enquanto a coalizão liderada pela Arábia Saudita efetuou novos bombardeios contra posições dos houthis na capital iemenita, Sana.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, confirmou ontem que o presidente iemenita no exílio e os rebeldes aceitaram uma trégua humanitária das 23h59 locais desta sexta-feira (17h59 em Brasília) até o fim do mês sagrado do Ramadã, no dia 17 de julho.

Ban disse que a coalizão militar fará uma pausa em seus bombardeios e que os dirigentes houthis prometeram que respeitarão plenamente a trégua para que a população receba ajuda humanitária.

O presidente do Comitê Supremo Revolucionário, máxima instância de poder houthi, Mohammed Ali al Houthi, deu hoje as boas-vindas ao cessar-fogo e expressou sua esperança de que este “seja o início do fim da agressão saudita”.

Al Houthi insistiu na necessidade da trégua ser acompanhada pelo “fim do bloqueio por terra, mar e ar que está afogando a possibilidade de alcançar a estabilidade”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.