Combates em aeroporto militar deixam 41 mortos na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 10/09/2015 07h38
  • BlueSky

Cairo, 10 set (EFE).- Pelo menos 18 efetivos das forças do regime sírio e 23 membros do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) morreram em intensos combates nos arredores do aeroporto militar da província de Deir ez Zor, no leste da Síria, informou nesta quinta-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Entre os extremistas mortos estão dois suicidas – um deles menor de idade – que atacaram com carros-bomba na noite de ontem uma base de mísseis nos arredores do aeroporto, que agora é controlada pelo EI.

A aviação de combate da Síria, por sua vez, oferece apoio às forças que resistem dentro do aeroporto com bombardeios contra os jihadistas.

Toda a província de Deir ez Zor está dominada pelos jihadistas, exceto alguns bairros de sua capital homônima e o citado aeroporto militar, que estão nas mãos do regime de Bashar al Assad.

Ontem, a Frente al Nusra, grupo sírio vinculado à Al Qaeda, assumiu o controle do aeroporto de Abu al Zuhur, a última base militar do regime de Assad na província norte de Idlib, que estava sob forte cerco dos rebeldes há mais de dois anos.

Até agora, não há informações sobre o destino do comandante dessa base aérea, o general Ehsan al Zehuri.

A província de Idlib está quase totalmente controlada pela Frente al Nusra e outros grupos rebeldes sírios. As forças ligadas ao regime de Assad só controlam as localidades de maioria xiita de Kefraya e Al Fua.

O EI proclamou em junho de 2014 um califado nos territórios que controla no Iraque e na Síria. No mês seguinte, os extremistas conquistaram quase toda a província de Deir ez Zor após a retirada da Frente al Nusra e de outras facções.

A Síria vive um conflito interno há mais de quatro anos que já deixou mais de 240 mil mortos, segundo o OSDH. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.