Combates em Tal Afar, no Iraque, deixam pelo menos 104 jihadistas mortos

  • Por Agencia EFE
  • 17/06/2014 12h31
  • BlueSky

Mossul (Iraque), 17 jun (EFE).- Pelo menos 104 combatentes da organização radical Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) morreram nesta terça-feira em enfrentamentos com o exército na cidade de Tal Afar, no norte do Iraque, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.

O governo de Bagdá enviou a Tal Afar forças antiterroristas e 2 mil voluntários para combater contra o EIIL, que ontem tomou o controle de essa cidade, localizada entre a cidade iraquiana de Mossul e a fronteira com a Síria.

A fonte explicou que as forças governamentais, também apoiadas por elementos tribais armados, conseguiram expulsar aos combatentes do EIIL de alguns bairros de Tal Afar, entre eles Al Mualimin e Al Jadrá.

Acrescentou que os enfrentamentos deixaram uns oitenta mortos no castelo de Tal Afar e outros 24 nas zonas de Al Saraya e Al Basatin, no sul e leste da cidade, respectivamente.

Entre os falecidos, assegurou, há milicianos sauditas e de outras nacionalidades árabes.

Por outro lado, o vice-presidente do Conselho da província setentrional de Ninawa, Nour al Din Kablan, explicou à Efe que a cidade de Tal Afar está vivendo “uma situação trágica devido aos bombardeios indiscriminados das forças governamentais e dos grupos armados na cidade”.

Kablan calculou em mais de 50 os civis mortos e em 100 os feridos por bombardeios nessa cidade.

Além disso, disse que milhares de famílias tiveram que abandonar Tal Afar e deslocar-se à cidade de Sinyar, localizada também na província de Ninawa, e à região do Curdistão iraquiano.

O EIIL, que já controla Mossul, a segunda cidade do Iraque, tomou ontem Tal Afar dentro de seu plano para criar um emirado islâmico no Iraque e na Síria.

O grupo radical, que lidera a insurgência sunita no país, ameaçou continuar rumo a Bagdá e as cidades santas xiitas de Karbala e Najaf, no sul do Iraque, onde assegurou que destruirá todos os santuários dessa crença religiosa. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.