Combates entre EI e forças curdas no Iraque deixam pelo menos 18 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 20/02/2015 13h30

Mossul (Iraque), 20 fev (EFE).- Pelo menos 18 integrantes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) morreram nesta sexta-feira em combates com as tropas curdas (“peshmergas”) em localidades próximas à cidade de Mossul, no norte do Iraque.

O dirigente da União Patriótica do Curdistão (UPK), Gueiaz al Surshi, disse em declarações à Agência Efe que o EI lançou três ataques simultâneos contra os “peshmergas”, que deixaram, além disso, 30 extremistas e sete combatentes curdos feridos.

No primeiro ataque, os jihadistas enfrentaram as tropas curdas na zona de Al-Kisk, situada a 25 quilômetros ao oeste de Mossul.

No segundo, que ocorreu na zona de Jabal Ein Sefra, a 14 quilômetros ao norte de Mossul, os extremistas do EI tentaram sem sucesso invadir um acampamento militar dos “peshmergas”.

Assim como no último ataque, os radicais tentaram atentar contra as forças curdas que se situavam na zona de Al Jazer, que se fica localizada a 17 quilômetros de Mossul.

Esta tentativa fracassou porque os dois carros-bomba foram bombardeados pelos aviões da coalizão internacional, que é liderada pelos EUA, acrescentou al Surshi.

Os Estados Unidos e seus aliados intensificaram os ataques aéreos contra posições do EI em Mossul para permitir o avanço de tropas curdas em preparação de um ataque terrestre que pode ocorrer no mês de abril.

As forças curdas tentam rodear Mossul, tomada em junho pelo EI, e fechar as linhas de abastecimento dos extremistas, que são fortes nesta cidade. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.