Combates entre exército e rebeldes xiitas deixam mais de cem mortos no Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 03/06/2014 08h34
  • BlueSky

Sana, 3 jun (EFE).- Mais de cem pessoas, entre elas 18 soldados, morreram nos combates que eclodiram ontem entre o exército e milicianos xiitas na província de Amran, no Iêmen, informou nesta terça-feira uma fonte do governo local.

A maioria das vítimas são rebeldes xiitas e morreram nos bombardeios aéreos do exército iemenita contra posições militares tomadas pelos insurgentes.

Os bombardeios e enfrentamentos ocorreram nos acessos da cidade de Amran, capital da província homônima. Hoje, não houve combates mas o clima ainda era de tensão.

O movimento rebelde xiita dos houthis afirmou ontem que sofreu bombardeios da aviação iemenita nesta região, situada a 60 quilômetros da capital Sana.

Os bombardeios significam uma mudança de estratégia na luta das autoridades iemenitas contra o grupo rebelde, que controla desde 2010 a província vizinha de Saada.

O porta-voz do movimento houthi, Mohammed Abdel Salam, explicou ontem que a ação da aviação nos combates representa uma “escalada muito perigosa”.

Os enfrentamentos entre os rebeldes xiitas e as forças governamentais se intensificaram nas últimas duas semanas. Também vem ocorrendo intensos choques entre este grupo e milicianos tribais sunitas no centro e norte do país desde o início do ano.

Os houthis, que pegaram em armas em 2004 liderados por Hussein al Huti (pai do atual líder), tentam agora de ampliar as zonas sob seu domínio. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.