Combates entre forças ucranianas e pró-russos deixam 8 mortos em Lugansk

  • Por Agencia EFE
  • 15/07/2014 08h58
  • BlueSky

Kiev, 15 jul (EFE).- Pelo menos oito civis morreram, entre eles uma criança, nas últimas 24 horas na autoproclamada República Popular de Lugansk, onde os combates entre as forças ucranianas e os separatistas pró-russos seguem intensos, informou nesta terça-feira a Prefeitura dessa cidade situada no leste da Ucrânia.

Devido à violência dos fatos, as autoridades municipais de Lugansk, capital da região homônima, decretaram três dias de luto a partir de hoje pelas várias vítimas mortais registradas nos últimos dias.

“Nos últimos três dias 17 civis morreram e outros 73 ficaram feridos por disparos de arma de fogo ou estilhaços”, lamentou Sergei Kravchenko, prefeito da cidade. Atualmente, Lugansk se encontra sob controle dos separatistas pró-russos, embora esteja rodeada pelas tropas ucranianas.

De acordo com as autoridades locais, além das vítimas e dos feridos, mais de 20 edifícios foram destruídos somente nas últimas 24 horas.

“A dor e a desgraça chegaram ao nosso lar. Perdemos o mais sagrado que temos nesses confrontos armados: as vidas de cidadãos inocentes que não morrem na linha da frente, mas em suas casas”, disse Kravchenko, citado pelo site oficial da Prefeitura de Lugansk.

Tanto o prefeito como os deputados da assembleia municipal, escolhidos em eleições democráticas antes da sublevação pró-russa contra Kiev, exigem ao governo ucraniano a cessação das ações militares no leste do país para evitar a morte de mais cidadãos inocentes.

Após a rendição da cidade de Slaviansk, símbolo e bastião da rebelião pró-russa até dez dias atrás, os combates mais intensos passaram a se concentrar em Lugansk e seus arredores.

Por outro lado, os insurgentes pró-russos confirmaram a morte de outros dez civis em um ataque aéreo do Exército ucraniano contra a cidade de Snezhnoe, região vizinha à cidade de Donetsk. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.