Combates entre rebeldes xiitas e sunitas deixam 35 mortos no Iêmen
Sana, 9 mar (EFE).- Pelo menos 35 pessoas morreram nos últimos três dias em confrontos entre rebeldes xiitas e milicianos de tribos sunitas na província de Al Yauf e perto da capital Sana, informaram neste domingo fontes oficiais e insurgentes.
Segundo disse o governador de Al Yauf, Mohammed Al-Sherif, ao canal de televisão local “Al Saida”, 30 combatentes de ambos lados morreram em choques entre quinta e sexta-feira.
Os enfrentamentos em Al Yauf foram interrompidos por enquanto após a mediação de um comitê de líderes tribais, enviados pelo presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi.
Enquanto isso, na região de Hamedan, ao norte da capital, três rebeldes xiitas e dois membros de clãs sunitas morreram ontem à noite em confrontos similares, revelaram os insurgentes, conhecidos como houthis.
Os combates entre xiitas e sunitas começaram em novembro do ano passado na província setentrional de Saada – controlada pelos houthis desde 2010 -, e pouco a pouco foram se estendendo a outras áreas do Iêmen.
Na região de Al Yauf, situada ao leste de Saada e perto da fronteira com a Arábia Saudita, os houthis enfrentam principalmente os seguidores do Partido da Reforma Islâmica, o braço político da Irmandade Muçulmana.
No último dia 9 de fevereiro, os rebeldes xiitas assinaram por outro lado um cessar-fogo com milícias tribais sunitas na área de Arhab, próxima a Sana. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.