Combates entre tropas e rebeldes incendeiam aeroporto de Donetsk
Kiev, 26 mai (EFE).- O aeroporto internacional de Donetsk, fechado na manhã desta segunda-feira por exigência dos rebeldes pró-Rússia, está sendo palco de tiroteios, explosões e de um incêndio, de acordo com veículos de imprensa locais.
“Os ocupantes ucranianos estão bombardeando o aeroporto internacional de Donetsk. Há caças-bombardeiros. Sobre o céu de Donetsk há aviões e helicópteros”, diz um comunicado da autoproclamada República Popular de Donetsk.
Segundo informações publicadas em veículos de imprensa ucranianos, um terminal do recinto aeroportuário está pegando fogo e veem-se grandes colunas de fumaça preta sobre o aeroporto.
“Ouviu-se uma série de explosões. A cidade está sendo sobrevoada por helicópteros e ouvem-se aviões de combate”, informa o site de notícias pró-Ucrânia “Ostrov”.
Em procedimento de emergência, os controladores de voos foram retirados da torre de controle.
O aeroporto internacional de Donetsk deixou hoje de prestar serviço depois que os insurgentes pró-Rússia exigiram a retirada dos militares ucranianos que vigiam o interior do espaço.
Na madrugada de hoje, “dezenas de homens armados da (autoproclamada) república popular de Donetsk chegaram ao aeroporto para exigir a retirada dos soldados ucranianos. Não houve nem tiros nem confrontos”, explicou o chefe de imprensa do aeroporto, Dmitri Kósinov.
O ministro do Interior da Ucrânia, Arsén Avakov, anunciou ontem que a operação antiterrorista contra os insurgentes pró-Rússia no sudeste do país continuará, após saber que o magnata Petro Poroshenko venceu as eleições presidenciais do país no primeiro turno. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.