Combates na Ucrânia deixam 5 soldados mortos nas últimas 24 horas

  • Por Agencia EFE
  • 11/11/2014 11h18

Kiev, 11 nov (EFE).- Cinco soldados ucranianos morreram e 10 ficaram feridos nas últimas 24 horas em combates entre o exército e milícias separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia, informou nesta terça-feira o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional e Defesa (CSND), Andrei Lisenko.

Segundo o porta-voz, o choque mais violento aconteceu próximo à cidade de Berezovo, na região de Donetsk, onde os separatistas atacaram com fogo de morteiros e lança-granadas um posto fortificado das forças governamentais.

“Infelizmente, nesse combate três soldados ucranianos morreram e três ficaram feridos”, disse Lisenko. De acordo com o porta-voz, os rebeldes foram rechaçados e os combates deixaram pelo menos 10 separatistas mortos.

Lisenko disse que na zona da Operação Antiterrorista (como Kiev denomina a campanha contra as milícias pró-Rússia) morreram 1.052 militares ucranianos e outros 4.049 sofreram feridas desde o início do conflito, em abril.

O funcionário acrescentou que 400 soldados estão desaparecidos, embora se considere que tenham sido capturados e feitos reféns pelos separatistas.

O porta-voz do CSND disse que as milícias reagrupam suas forças ao leste de Mariupol, cidade de meio milhão de habitantes às margens do mar de Azov e controlada pelo governo de Kiev.

Em 5 de setembro passado foi declarado um cessar-fogo na zona de conflito, trégua que é respeitada em termos gerais, mas que não levou a um fim das hostilidades.

Segundo diferentes meios de comunicação, desde a declaração da trégua morreram mais de 400 pessoas, entre civis, milicianos e militares. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.