Combates no leste da Ucrânia deixam 7 militares mortos

  • Por Agencia EFE
  • 10/02/2015 08h29

Kiev, 10 fev (EFE).- Pelo menos sete militares ucranianos morreram e 23 ficaram feridos nas últimas 24 horas em combates com os separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia, informou nesta terça-feira o comando militar ucraniano.

O boletim de baixas foi divulgado pelo porta-voz do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, Vladislav Selezniov, em entrevista coletiva.

O funcionário acrescentou que atualmente nos hospitais do país se encontram internados 559 militares feridos, 28 deles em estado grave.

A prefeitura de Donetsk, o principal reduto dos separatistas no leste do país, comunicou que ontem dois civis morreram e 12 ficaram feridos na cidade por consequência do fogo de artilharia.

Segundo o comando ucraniano, os combates mais intensos ocorrem nos arredores de Debaltsevo, estratégica localidade situada no meio do caminho entre as cidades de Donetsk e Lugansk, ambas controladas pelos rebeldes.

“Após receber a resposta dos soldados ucranianos, os criminosos se retiraram com várias baixas”, afirmou o boletim militar, que contabilizou um total de 18 ataques contra as forças governamentais.

A própria cidade de Debaltsevo, acrescentou o comunicado, é atingida pela artilharia separatista de maneira quase ininterrupta, mas “apesar deles os soldados ucranianos mantêm corajosamente suas posições e não pensam abandoná-las”.

O comando dos separatistas informou ontem que, após quase duas semanas de combates, conseguiram cercar Debaltsevo, onde se encontrariam cercados seis mil soldados do governo.

Os rebeldes pró-Rússia asseguraram ter cortado as linhas de abastecimento das forças leais a Kiev, o que foi negado pela chefia militar ucraniana.

O número dois das milícias da autoproclamada república popular de Donets, Eduard Basurin, afirmou que as forças pró-Rússia tomaram hoje com o controle da cidade de Novogrigorovka e a parte norte de Kamenki, ambas nos arredores de Debaltsevo.

Em declarações para a agência de notícias dos separatistas de Donetsk, Basurin disse que as tropas ucranianas recuam com “grandes perdas, tanto em homens como em material bélico”.

O separatista acrescentou que as tropas do governo de Kiev acumulam forças no sul da região de Donetsk com o propósito de tomar posições das milícias em Novoazovsk, cidade situada às margens do mar de Azovsk e a menos de 10 quilômetros da fronteira com a Rússia.

A intensificação dos combates ocorre horas antes da rodada de negociações que representantes de Kiev e os rebeldes devem realizar hoje em Minsk, antes da cúpula entre Ucrânia, Rússia, Alemanha e França que deve apresentar um plano de paz para o conflito.

De acordo com dados da ONU, mais de 5.300 pessoas, entre combatentes e civis, morreram nos quase dez meses de conflito armado nas regiões orientais da Ucrânia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.