Combates perto de Mossul, no Iraque, deixam ao menos 5 mortos e 35 feridos
Bagdá, 15 jun (EFE).- Pelo menos cinco pessoas morreram e 35 ficaram feridas neste domingo em confrontos entre os insurgentes sunitas e as forças iraquianas na cidade de Tel Afat, 60 quilômetros a oeste da cidade de Mossul, que está nas mãos dos sunitas.
Os combates explodiram depois que os insurgentes liderados pelo jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) lançaram ontem à noite um ataque contra a cidade, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.
O ataque foi realizado de três direções e incluiu o bombardeio da cidade.
Os cinco mortos no bombardeio são civis, enquanto entre os feridos também há membros das forças de segurança.
Ainda não foi informado sobre baixas entre os atacantes, que usam armas médias e pesadas.
Mossul e sua província, Ninawa, estão sob controle dos rebeldes sunitas e o EIIL desde terça-feira passada.
As forças de segurança se retiraram da região diante do avanço dos sunitas, abandonando inclusive um posto na fronteira com a Síria.
Essa passagem, chamada Al Rabia no Iraque, e Al Yarbia na Síria, está sob o controle das forças curdas (“peshmergas”) há quatro dias, segundo confirmou hoje a mesma fonte de segurança.
Al Rabia é a única passagem existente entre a província síria de Al Hasaka e a iraquiana de Ninawa, e por ela passa a estrada que une Qameshli, um das principais cidades do Curdistão sírio, a Mossul.
Nas últimas horas, os “peshmergas” sofreram dois ataques na província de Diyala, nos quais morreram três de seus soldados e outros 23 ficaram feridos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.