Combustíveis terão redução de preço de 5% na Argentina

  • Por Agencia EFE
  • 23/12/2014 12h28

Buenos Aires, 23 dez (EFE).- O governo da Argentina, as províncias petrolíferas e empresas do setor chegaram nesta terça-feira a um acordo para reduzir em 5% as tarifas dos combustíveis ao público, devido a queda do preço do petróleo em nível internacional.

O acordo valerá a partir de 1º de janeiro e seus termos foram traçados entre o Ministério do Planejamento, o Ministério da Economia e a companhia petrolífera argentina de participação estatal YPF.

Ao convênio se somaram os governos das dez províncias produtoras de petróleo argentinas: Chubut, Formosa, Jujuy, La Pampa, Mendoza, Neuquén, Río Negro, Salta, Santa Cruz e Terra do Fogo.

A redução no preço das bombas é reflexo da queda brusca do preço do petróleo nos mercados internacionais, que acumula uma queda de quase 50% desde junho chegando a em torno de US$ 55 o barril.

O Chefe de Gabinete, Jorge Capitanich, afirmou hoje que a redução de preços terá “um impacto muito positivo para a economia do país” para 2015 e avaliou que se trata de um acordo de integração de todas as partes.

“Trata-se de uma boa notícia que temos após muito tempo, a redução no preço dos combustíveis, que vai incidir na cadeia produtiva. É uma notícia muito boa para todos os argentinos”, ressaltou.

Os detalhes do acordo serão divulgados pelos ministérios de Economia e de Planejamento em breve. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.