Começa apuração do segundo turno à prefeitura de Buenos Aires
Buenos Aires, 19 jul (EFE).- Os colégios eleitorais da cidade de Buenos Aires fecharam as portas às 18h (local, mesmo fuso de Brasília) e imediatamente começou a apuração dos votos do segundo turno, que decidirá o prefeito da capital para os próximos quatro anos.
A conservadora Proposta Republicana, que governa a cidade desde 2007, procurou manter liderança com o atual chefe de Gabinete, Horacio Rodríguez Larreta, claro favorito nas pesquisas após vencer o primeiro turno com 44,7% dos votos.
Seu rival é Martín Lousteau, da coalizão de centro-esquerda Eco, que ficou 20 pontos atrás de Rodríguez Larreta na eleição de 5 de julho.
Apesar de serem adversários na disputa pela prefeitura de Buenos Aires, os partidos são aliados nas eleições nacionais, que acontecerão em 25 de outubro.
Não houve incidentes durante a votação na capital argentina, com a exceção de leves demoras na constituição de algumas mesas na primeira hora.
À espera dos dados definitivos de participação, a secretária eleitoral do Tribunal Superior de Justiça de Buenos Aires, Alejandra Tadei, assinalou que 60% dos 2,5 milhões de portenhos convocados às urnas tinham votado até às 16h, percentual inferior a outras eleições.
Com peso de 7,9% no censo nacional, a capital é o quarto maior distrito eleitoral da Argentina, atrás somente das províncias de Buenos Aires, Córdoba e Santa Fé.
Em um ano eleitoral marcado pelas presidenciais de outubro, um triunfo na capital, berço do Pró, deixará o atual prefeito da cidade, Mauricio Macri, em melhor condição na disputa das primárias nacionais, em 9 de agosto.
Os candidatos definidos nas primárias concorrerão em outubro para suceder Cristina Kirchner na presidência a partir de 10 de dezembro. EFE
mcg/cd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.