Começa com normalidade votação para escolher presidente da Abkházia

  • Por Agencia EFE
  • 24/08/2014 04h03

Moscou, 24 ago (EFE).- O dia de votação para escolher o presidente da Abkházia, região separatista georgiana reconhecida pela Rússia como Estado independente, começou neste domingo em um clima de total normalidade, informou a Comissão Eleitoral Central (CEC) dessa entidade.

“Todos os colégios eleitorais abriram na hora prevista, sem que fossem registradas incidências”, declarou o presidente da CEC abkhaze, Batal Tabagua, citado pela agência russa “Interfax”.

Ele acrescentou que os cerca de 131 mil abkhazes convocados às urnas poderão exercer seu direito a voto até as 20h (horário local, 13h de Brasília) e que os resultados serão conhecidos na segunda-feira.

Quatro candidatos – Aslan Bazhania, Leonid Dzapshba, Mirab Kishmaria e Raul Khadjimba – aspiram à chefia da Abkházia neste pleito antecipado.

As eleições foram adiantadas pelo Parlamento local em 31 de maio passado, após inabilitar o presidente anterior, Aleksandr Ankvab.

Os opositores criticavam Ankvab por suas tendências autoritárias, por corrupção e por dilapidar a assistência financeira russa, que representa mais da metade do orçamento da região separatista.

Abkházia e Ossétia do Sul, outra região georgiana fronteiriça com a Rússia, se separaram de fato da Geórgia no início dos anos 90 após conflitos armados, que deixaram milhares de mortos e causaram o êxodo de dezenas de milhares de refugiados.

Depois da guerra russo-georgiana de cinco dias em agosto de 2008 na Ossétia do Sul, conflito que concluiu com a derrota das armas georgianas, Moscou reconheceu como Estados independentes as duas entidades separatistas.

Desde então, as independências de Ossétia do Sul e Abkházia foram reconhecidas também pela Venezuela e Nicarágua. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.