Começa no Japão III Conferência de Prevenção de Desastres da ONU

  • Por Agencia EFE
  • 14/03/2015 02h50

Tóquio, 14 mar (EFE).- A III Conferência Mundial das Nações Unidas sobre a Redução do Risco de Desastres começou neste sábado na cidade japonesa de Sendai com a presença de líderes e ministros de mais de 150 países.

Mais de cinco mil dirigentes participam do encontro, que acontece até a próxima quarta-feira, que procura estabelecer um novo plano de atuação para diminuir o impacto dos desastres naturais.

Os objetivos principais são reduzir o prejuízo nas infraestruturas, aumentar o número de países com estratégias focadas em atenuar os efeitos destes fenômenos e melhorar as ajudas econômicas para os países em desenvolvimento, segundo a organização.

Para que a proteção seja efetiva, devemos “ajudar os mais pobres a terem acesso a esses meios”, disse hoje o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante a cerimônia de abertura, que contou com a presença do imperador Akihito e da imperatriz Michiko.

A expectativa é que novo plano, cujas conclusões serão expostas dia 18, estabeleça objetivos numéricos pela primeira vez para reduzir o número de vítimas e as perdas econômicas, para que os progressos possam ser avaliados de forma mais eficaz.

O Japão, país anfitrião, sofre com desastres frequentes, e por isso “gastamos muito tempo trabalhando na prevenção de riscos”, disse o primeiro-ministro, Shinzo Abe.

Durante os cinco dias da conferência, paralelamente às sessões plenárias, haverá mais de 30 sessões de trabalho, e reuniões de alto nível que cobrirão uma ampla gama de temas sobre desastres, e cerca de 350 simpósios e seminários promovidos por organizações não-governamentais.

O Japão recebeu as três conferências sobre desastres realizadas pela ONU.

A primeira aconteceu em Yokohama em 1994, a segunda em Kobe em 2005 e agora em Sendai, uma das cidades afetadas pelo terremoto e pelo tsunami de 2011. EFE

mra/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.