Começa no Japão uma nova temporada da controvertida pesca de golfinhos

  • Por Agencia EFE
  • 17/09/2014 01h59

Tóquio, 16 set (EFE).- Os pescadores da cidade japonesa de Taiji iniciaram nesta terça-feira a temporada 2014-2015 de caça de golfinhos, uma controvertida prática que todo ano recebe críticas de ONG ambientais e de outras vozes da comunidade internacional.

Uma dúzia de embarcações pesqueiras da cooperativa de pescadores desta cidade de Wakayama (oeste do Japão) mataram hoje os primeiros espécimes da temporada após persegui-los durante horas, segundo informou a ONG de proteção ambiental Sea Shepherd.

A maioria destes cetáceos são mortos por arpões e destinados ao consumo humano, principalmente no mercado japonês, enquanto uma pequena parte é capturada viva e vendida a zoológicos e aquários de todo o mundo, segundo a organização.

Taiji é considerada o berço da pesca de cetáceos no Japão, e há décadas pratica a caça de golfinhos entre setembro e março.

A cada ano, a campanha de pesca é supervisionada pela polícia litorânea local para evitar conflitos entre os pescadores e os ativistas da Sea Shepherd e outras organizações que tentam frear esta prática.

Na campanha de pesca 2013-2014 mais de 800 golfinhos foram mortos e outros 164 capturados vivos, segundo dados desta ONG.

Os golfinhos e pequenos cetáceos em Taiji são pescados por meio de um método tradicional pelo qual várias embarcações criam um muro de som que empurra os espécimes à baía na qual são selecionados e depois atingidos por arpões.

Esta prática ganhou notoriedade em nível internacional ao ser retratada no filme americano “The Cove”, ganhador em 2009 do Oscar de melhor documentário, e desde então se intensificaram as críticas por sua crueldade.

Em abril deste ano, ao término da anterior temporada de pesca, a cooperativa de pescadores locais recebeu uma inundação de protestos depois que a embaixadora dos EUA no Japão qualificou de “desumana” esta tradição em seu conta no Twitter e lembrou que Washington não apoia esta prática.

As autoridades locais e o próprio governo do Japão reagiram a estas e outras críticas da comunidade internacional defendendo a caça de golfinhos por seu valor tradicional e como parte da cultura gastronômica japonesa. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.