Comércio eletrônico movimenta entre US$ 60 bilhões e US$ 70 bilhões

  • Por Agencia EFE
  • 16/05/2014 20h55
  • BlueSky

San José (EUA), 16 mai (EFE).- O comércio eletrônico na América Latina, que teve enorme crescimento, movimenta a cada ano entre US$ 60 bilhões e US$ 70 bilhões, grande parte dessa quantia era dedicada a compras de aparelhos eletrônicos e a operações transnacionais, afirmou nesta sexta-feira um especialista.

“O comércio eletrônico é mais maduro em países como o Chile (6% de todas as compras) e o Brasil. No entanto, no México não alcança 1%. Ainda há muito para onde crescer em toda a região”, explicou em entrevista à Efe o chefe de gabinete do vice-presidente da América Latina do PayPal, Ian Cox.

O PayPal, um sistema de pagamentos seguros online usado em muitas partes do mundo, chegou à América Latina há três anos, através do Brasil e do México, e agora já chega a todo o continente.

“A aterrissagem na América Latina foi muito boa. Os consumidores latino-americanos pediam um método online para pagar de forma segura”, analisou Cox, que admitiu que no mercado da região enfrentaram uma maior reticência dos consumidores a comprar pela internet por dúvidas sobre a segurança das operações, o que, para o executivo, já está sendo superado.

Os carros-chefes do comércio online na região são os aparelhos eletrônicos, a maioria dos quais são adquiridos no exterior, o que constitui uma particularidade do mercado ao qual empresas como PayPal precisaram se adaptar.

“Há cinco anos, se você perguntava a um latino-americano sobre compras online, por definição entendia que aconteciam no exterior”, comentou Cox.

A maior parte do comércio eletrônico na América Latina é além da fronteira, por isso as empresas de gestão de pagamentos pela internet devem habilitar transações entre consumidores latino-americanos e vendedores de fora da região e vice-versa.

Outra característica do mercado eletrônico latino-americano que o PayPal observou desde sua entrada na região e à qual precisou se adaptar é ao pagamento por cotas, muito comum em países como o México e o Brasil, onde o consumidor pede para pagar a compra em, por exemplo, 12 cotas mensais.

“Nos Estados Unidos não oferecemos esse serviço, de modo que precisamos mudar nosso produto para que estivesse disponível na América Latina”, lembrou Cox. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.