Comércio entre Brasil e Peru cresceu quase oito vezes em 13 anos
Lima, 22 mai (EFE).- O comércio entre Brasil e Peru cresceu quase oito vezes entre 2000 e 2013, afirmou nesta quinta-feira em Lima o diretor de negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), Ricardo Santana.
“Há um crescimento exponencial na troca comercial entre Peru e Brasil, por exemplo, em 2000 tínhamos um comércio de um pouco mais de US$ 500 milhões de dólares e, no ano passado, 13 anos depois, US$ 3,9 bilhões, ou seja quase oito vezes mais”, afirmou Santana, durante uma roda de negócios entre os países na Câmara de Comércio de Lima (CCL).
Segundo um comunicado da CCL, o diretor da APEX assegurou que o Peru “é um mercado prioritário para o Brasil” e destacou que 50 empresas do país se uniram à missão comercial que participa da roda de negócios em Lima.
Entre os setores que se destacam na missão brasileira estão o de construção, alimentos, mineração e maquinaria, segundo Santana, que ressaltou que no ano passado foram arrecadados US$ 14,5 milhões em uma roda de negócios.
“O resultado financeiro do ano passado foi de US$ 14,5 milhões só com o Peru e estivemos aqui dois dias, um dia só com empresas peruanas e o outro com convidados de outros países. A ideia agora é ter um número maior obviamente”, comentou.
O embaixador do Brasil no Peru, Carlos Lazary Teixeira, também presente na roda de negócios, destacou o potencial do país como parceiro comercial.
“Este mercado oferece várias oportunidades e estamos trabalhando fortemente para elevar os níveis de facilitação no comércio. Temos em pauta uma série de conversas no sentido de melhorar as condições do tratamento burocrático, passagem de fronteira e as importações e exportações dos dois países”, declarou.
A roda de negócios, que continuará nesta sexta-feira, é organizada pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a APEX, o Ministério das Relações Exteriores e a Confederação Nacional da Indústria, além da CCL. EFE
dil/rsd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.