Comércio espera venda menores para o Dia das Mães em 2014
O comércio trabalha com expectativa modesta para o Dia Das Mães e setor projeta crescimento das vendas abaixo do registrado em 2013. O setor estima uma expansão de 5% na compra dos presentes, contra um avanço de seis por cento um ano antes.
O valor é ainda mais tímido quando comparado aos números registrados entre 2008 e 2009. O diretor de Relações Institucionais da Alshop, Luis Augusto Ildefonço da Silva, associou o comportamento ao momento econômico brasileiro.
*Ouça os detalhes no áudio
O Presidente da Associação Comercial de São Paulo, listou outros fatores para a redução no ritmo de vendas. Em entrevista à repórter Cristiane Santos, Rogério Amato destacou o pessimismo dos consumidores e dos comerciantes.
Um dos presentes mais procurados no dia das Mães, as flores contam com um mercado aquecido que aposta em um crescimento de oito por cento. Mesmo assim, o preço das orquideas e das rosas, por exemplo, está mais altos por influência de fatores climáticos.
A falta de chuvas e as temperaturas elevadas prejudicaram a produção e obrigaram os produtores a antecipar o ciclo natural dos produtos. Raquel Ozorio, gerente comercial da cooperativa Veiling Holamba explicou o que aconteceu e estima a quantidade de vasos que deve ser comercializada.
Já as rosas têm um volume muito maior de vendas, visto que são comercializadas por “hastes”. A expectativa do setor é que meio milhão destas flores sejam vendidas até o dia 11 de maio.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.