Comissã Europeia: passo dado é “encorajador” para relações entre UE e Cuba
Bruxelas, 18 dez (EFE).- A Comissão Europeia (CE) acredita que a decisão dos Estados Unidos de normalizar as relações é “encorajadora” para o diálogo político e de cooperação iniciado entre Bruxelas e Havana, disse nesta quinta-feira a porta-voz comunitária Catherine Ray.
“Para as relações entre a UE e Cuba é muito encorajador. Representa a vitória do diálogo sobre o confronto e sempre foi o enfoque da União”, disse a porta-voz.
“Esta iniciativa nos deixa otimistas sobre uma possível mudança”, acrescentou.
A porta-voz lembrou que no começo do ano, UE e Cuba iniciaram um diálogo político e que “houve um ciclo de negociações” nos últimos meses.
A última rodada estava prevista para dezembro mas, a pedido das autoridades cubanas, foi atrasada, e ficou decidido que em janeiro as partes falariam para marcar a próxima data de reuniões, explicou a porta-voz.
Por outro lado, Ray lembrou que a alta representante da UE para a Política Externa, Federica Mogherini, qualificou o passo dado de “momento histórico” e sublinhou que é “outro muro que cai”.
A UE e Cuba iniciaram no começo deste ano uma nova etapa para normalizar sua relação política após enfrentamentos e tentativas fracassadas de superar suas diferenças em questões centrais para Bruxelas, como o respeito aos direitos humanos e a evolução democrática da ilha.
Até o momento, foram realizadas duas rodadas negociadoras, a primeira delas em Havana em 29 e 30 de abril, para tratar aspectos de diálogo político, cooperação e comércio, e a segunda em 27 e 28 de agosto em Bruxelas.
Na primeira ocasião, as autoridades cubanas e comunitárias acordaram um roteiro sobre o processo de negociação e a estrutura geral do futuro pacto. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.