Comissão Europeia felicita franco-brasileiro ganhador da medalha Fields 2014

  • Por Agencia EFE
  • 13/08/2014 14h21
  • BlueSky

Bruxelas, 13 ago (EFE).- A Comissão Europeia (CE) felicitou nesta quarta-feira os quatro matemáticos, entre eles um franco-brasileiro, que foram agraciados com a medalha Fields 2014, considerada o Nobel das Matemática para jovens.

Os ganhadores dos prêmios foram revelados na abertura do Congresso Internacional de Matemática (CIM) em Seul.

Entre os quatro matemáticos agraciados estão o investigador de origem franco-brasileiro Artur Ávila e o austríaco Martin Hairer, ambos integrantes do Conselho Europeu de Pesquisa (ERC, segundo sua sigla em inglês), organismo da União Europeia (UE) dedicado ao financiamento de pesquisas fronteiriças.

Após felicitar os quatro agraciados, a comissária europeia de Pesquisa, Inovação e Ciência, Máire Geoghegan-Quinn, se referiu a Ávila e Hainer como integrantes do ERC.

“Este prêmio agracia nesta quarta-feira dois matemáticos que trabalham na Europa e reconhecidos pelo ERC, que é uma indicação a mais de que a ERC se transformou em uma referência na busca da pesquisa e inovação na UE de alta qualidade”, destacou em comunicado.

Aos 35 anos, Ávila se transformou no primeiro latino-americano em conquistar o prêmio, outorgado por seu trabalho na área de sistemas dinâmicos, que procura prever a evolução no tempo dos fenômenos naturais e humanos observados nas diferentes faces do conhecimento.

Às felicitações da CE se somaram também as da presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

O matemático brasileiro é, além disso, o primeiro ganhador da medalha Fields que obteve seu doutorado fora dos Estados Unidos ou Europa.

No caso de Hairer, de 38 anos e professor na Universidade britânica de Warwick, o prêmio foi outorgado por suas pesquisas no campo dos padrões estocásticos.

Os outros dois agraciados são os professores Manjul Barghava, de origem canadense-americana, e a professora iraniana Mirzakhani Maryam, a primeira mulher a receber este prêmio.

As medalhas Fields são outorgadas a cada quatro anos pela União Internacional de Matemáticos (IMU) a um máximo de quatro matemáticos menores de 40 anos.

Desde 1936, ano no qual aconteceu pela primeira vez a entrega deste prêmio, 52 matemáticos foram reconhecidos. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.