Comissão Europeia pede no G20 que países lutem contra evasão fiscal

  • Por Agencia EFE
  • 15/11/2014 01h19

Brisbane (Austrália), 15 nov (EFE).- O presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, que está na Austrália para participar da Cúpula do G20, solicitou neste sábado que os países do bloco lutem contra a evasão fiscal.

“A evasão de impostos é uma assunto muito importante para todos nós. A evasão, às vezes, passa pela interação de regras fiscais muito divergentes. Isso pode criar uma situação de baixa taxação, o que deve ser evitado”, disse Juncker em entrevista coletiva em Brisbane, cidade australiana que sedia a Cúpula do G20.

“Sou a favor da concorrência fiscal, mas também de uma competitividade fiscal justa”, acrescentou o dirigente.

Além disso, Juncker reiterou sua aposta em favor de um plano europeu que dificulte as manobras evasivas das empresas.

O presidente da CE também falou sobre o escândalo LuxLeaks, que explodiu depois das revelações de acordos secretos entre Luxemburgo e empresas multinacionais para pagar menos impostos, na época em que era o primeiro-ministro do país.

Juncker negou seu envolvimento direto nos acordos secretos entre Luxemburgo e cerca de 340 empresas, que permitiram que elas reduzissem drasticamente seus impostos.

Durante a Cúpula do G20, a OCDE apresentará aos participantes o plano contra a erosão da base tributária e a transferência de lucros (BEPS, sigla em inglês).

O documento, que em setembro foi assumido pelos ministros de Finanças do G20, quer evitar as manobras utilizadas pelas multinacionais para não pagar impostos onde geram lucro. Muitas empresas situam, de forma artificial, a origem de sua atividade em países que oferecem melhor tratamento fiscal.

Os ministros da Economia dos países do G20 começaram na manhã de hoje sua reunião, enquanto a cúpula dos líderes deve começar dentro de algumas horas.

O principal objetivo do encontro é buscar formas de promover o crescimento da economia mundial e gerar postos de trabalho, mas há pressões de vários setores e organizações para que sejam mais ambiciosos.

Os países-membros do G20 representam 85% do PIB mundial, 80% do comércio global e concentram dois terços da população do planeta. EFE

jcp/rpr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.