Comissão Nacional da Verdade identifica 17 novos centros de tortura

  • Por Jovem Pan
  • 08/04/2014 07h39

A Comissão Nacional da Verdade identificou 17 centros clandestinos de tortura que operaram durante o regime militar no Brasil. O relatório divulgado em São Paulo mapeia casas, chácaras e locais transformados em prisões, como parte da estrutura de repressão do governo.

A pesquisadora responsável pelo trabalho aponta graves violações dos direitos humanos praticadas no início da década de 70. Heloisa Starling, da Universidade Federal de Minas Gerais, ressaltou que os centros não se confundem com quartéis ou delegacias de polícia.

*Ouça os detalhes no áudio

Dos sete centros mapeados, três estão em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um em Minas Gerais e outro no Pará; mais 10 locais são investigados. O coordenador da Comissão Nacional da Verdade, jurista Pedro Dallari, disse que depoimentos e fatos não estão sendo questionados agora.

A Comissão da Verdade instalada na Assembleia Legislativa de São Paulo ouviu militares perseguidos pela não adesão ao golpe de 64. Falando a Marcelo Mattos, o pesquisador Paulo Ribeiro da Cunha, da Unesp de Marília, considera que é esta uma das faces menos conhecidas do período.  

A Comissão Nacional da Verdade sustenta que pelo menos 27 militares da ativa e outros dez civis de origem militar foram mortos no período. A previsão é que o relatório final seja entregue no dia dez de dezembro, considerando o Dia Mundial dos Direitos Humanos.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.