Comissões eleitorais são abertas na Crimeia para referendo de adesão à Rússia
Moscou, 13 mar (EFE).- As comissões eleitorais começaram a funcionar nesta quinta-feira na península da Crimeia com vistas ao referendo sobre a incorporação da república autônoma ucraniana à Rússia, convocado para o próximo domingo.
A três dias do referendo, os crimeanos poderão comprovar se estão presentes nas listas de eleitores, elaboradas com base nas do ano de 2012, quando foram realizadas as eleições parlamentares, informou a agência oficial russa “RIA Novosti”.
As listas anteriores serão utilizadas porque o Ministério da Justiça da Ucrânia bloqueou o acesso ao banco de dados dos residentes da península para impedir a realização da consulta, que foi declarada ilegal pelo governo central do país.
Mais de 1,5 milhão de cédulas foram impressas para o referendo, enquanto 1.204 zonas eleitorais estão preparadas para receber as pessoas que querem participar da consulta.
Segundo as pesquisas, cerca de 80% dos que têm direito a voto comparecerão às urnas para determinar o futuro da república.
Os cidadãos da Crimeia foram convocados para responder a duas perguntas: “você é a favor da reunificação da Crimeia com a Rússia como sujeito da Federação Russa?” e “você é a favor que volte a vigorar a Constituição da Crimeia de 1992 e o status da Crimeia como parte da Ucrânia?”.
Na península banhada pelo Mar Negro, quase 60% dos habitantes são russos étnicos, 25% são ucranianos e 12% pertencem a uma minoria tártara. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.