Comitê da ONU debaterá como enfrentar combatentes terroristas estrangeiros

  • Por Agencia EFE
  • 24/07/2015 09h37

Madri, 24 jul (EFE).- Mais de 200 especialistas de 70 países debaterão nos próximos dias 27 e 28 em Madri (Espanha) as formas de enfrentar os problema dos combatentes terroristas estrangeiros que em geral lutam para o Estado Islâmico, no marco de uma reunião especial do Comitê contra o Terrorismo do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Além dos especialistas, participarão ministros do Interior e de Relações Exteriores e vice-ministros de 30 países que, junto aos titulares espanhóis de ambas as pastas, Jorge Fernández Díaz e José Manuel García-Margallo, avaliarão as estratégias para tratar o problema.

Em uma cúpula de vários líderes nacionais em setembro do ano passado, o Conselho de Segurança pediu a todos os Estados para empreender uma série de medidas de urgência para deter os combatentes estrangeiros, cerca de 30 mil procedentes de vários países.

Os debates terão como foco a detecção, intervenção e recrutamento; e a prevenção das viagens desses combatentes, os processos e a reabilitação dos retornados.

Tanto o resultado desses trabalhos quanto os obtidos na reunião que manterão os altos líderes da cúpula serão listados em uma resolução que depois poderá ser implementada pelas Nações Unidas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.