Comitê lança projeto para substituir moeda síria pela turca no norte da Síria
Beirute, 11 ago (EFE).- O chamado “Comitê sírio para substituir a moeda em circulação” decidiu substituir a lira síria pela turca nas áreas em poder da oposição no norte do país árabe, informou nesta terça-feira à Agência Efe o diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos, Rami Abdul Rahman.
Abdul Rahman disse que este projeto é respaldado por grupos opositores sírios que contam com o apoio da Turquia, mas não pôde dar mais detalhes.
Segundo um vídeo do próprio Comitê, esta iniciativa “conjunta com forças revolucionárias e facções armadas” pretende substituir a moeda síria pela turca “nas zonas livres da Síria até a queda do regime criminoso e a emissão de uma nova divisa nacional”.
Os objetivos do projeto, acrescentou o Comitê, são preservar os fundos do povo sírio perante “o colapso” da lira síria, estabilizar o preço dos produtos e racionalizar o investimento, e lutar contra o regime no plano econômico.
Abdul Rahman apontou que em algumas partes das províncias setentrionais de Aleppo e Idlib começou a ser pago os salários com liras turcas.
O ativista destacou que esta iniciativa é lançada no meio dos preparativos turcos de estabelecer uma “zona segura” livre de jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) no norte de Aleppo.
No fim de semana passado, a Frente al Nusra, filial síria da Al Qaeda, recuou de várias de suas posições na fronteira entre o território turco e o sírio.
O Observatório ressaltou que há informações não confirmadas de que poderiam ter entrado na Síria centenas de rebeldes próximos ao governo turco que teriam se desdobrado no norte de Aleppo. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.