Concurso de beleza com meninas de biquíni provoca polêmica na Colômbia

  • Por Agencia EFE
  • 13/01/2015 19h27

Bogotá, 13 jan (EFE).- A realização do concurso de beleza para crianças “Miss Tanguita”, em que meninas entre seis e 12 anos desfilam de biquíni, provocou um escândalo na Colômbia nesta terça-feira, que motivou inclusive ações legais do Estado contra os pais das meninas e os organizadores do evento.

As imagens do polêmico concurso, divulgadas na imprensa, mostram as meninas desfilando neste modelo para uma multidão que assistiu ao evento, realizado neste fim de semana no município de Barbosa, no departamento de Santander.

“Miss Tanguita”, realizado dentro do Festival do Rio há três anos, permite a participação de crianças com a autorização de seus pais, que serão denunciados pelo Instituto Colombiano de Bem-estar Familiar (ICBF).

A diretora do ICBF, Cristina Plazas, informou pelo Twitter ainda que a instituição atuará também contra os patrocinadores e organizadores do concurso, que “viola os direitos das crianças”.

“Que horror e que irresponsabilidade a dos pais!”, disse a funcionária na rede social, onde acrescentou: “Incrível que as autoridades locais incentivem este concurso aberrante! Também passaremos ao conhecimento da Procuradoria”.

Somente a prefeita de Barbosa, Rocio Galeano, saiu em defesa do evento, e destacou em entrevista à emissora “W Rádio” a permissão paterna como prova da legitimidade do evento, e disse que não pretende “induzir as meninas à prostituição”.

Pelo contrário, destacou que a finalidade do concurso é enfocar “os valores, ensinando à comunidade que o corpo deve ser respeitado”.

Na opinião de Galeano, as denúncias foram fruto de interesses políticos, já que “o concurso é realizado com todas as diretrizes estabelecidas”, e convidou Plazas provar as acusações.

A polêmica sobre o papel dos menores neste tipo de concurso foi levada ao Congresso colombiano no início do ano passado pela representante do esquerdista Polo Democrático Alternativo (PDA), Alba Luz Pinilla.

Naquela ocasião, Pinilla afirmou que os concursos de beleza infantis são uma apologia à agressão física, psicológica e mental das meninas, debate retomado hoje. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.