Conferência da ONU sobre desastres pede atuação contra mudança climática
Tóquio, 15 mar (EFE).- Representantes de todo o mundo reunidos na conferência da ONU sobre prevenção de desastres destacaram neste domingo a necessidade de abordar a questão da mudança climática para reduzir o impacto dos desastres e promover o crescimento sustentável.
Durante a sessão plenária da conferência, que começou no sábado na cidade japonesa de Sendai e irá até quarta-feira, a secretária francesa de Desenvolvimento e Francofonia, Annick Girardin, disse que a mudança climática é responsável por mais de 80% do prejuízo causado pelos desastres naturais.
A conferência de Sendai é “sobretudo uma chamada à lucidez, porque já não é possível ignorar o caos climático”, assinalou Girardin.
A situação piorará se a comunidade internacional não for capaz de chegar a um acordo sobre a redução da emissão de gases durante a conferência sobre mudança climática que acontecerá no final de ano em Paris, advertiu a secretária.
“A redução do risco de desastres deve estar estreitamente integrada com o desenvolvimento”, destacou o ministro sul-coreano de segurança pública, Park In Yong.
A conferência é também vista pela comunidade internacional como uma oportunidade importante para melhorar a solidariedade mundial meses antes da realização da cúpula que adotará a agenda de desenvolvimento a partir de 2015.
Paralelamente à sessão plenária, neste segundo dia da conferência, houve uma sessão ministerial para discutir como melhorar a reconstrução das comunidades após os desastres.EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.