Confiança do consumidor cai para nível mais baixo desde maio de 2009
Rio de Janeiro, 25 abr (EFE).- O Índice de Confiança do Consumidor caiu de março para abril para seu pior nível desde maio de 2009, quando o Brasil sofria os efeitos da crise econômica internacional, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV).
O Índice de Confiança do Consumidor ficou em abril em 106,3 pontos, com uma queda de 0,8% frente a março (107,2 pontos), mas ainda acima dos 103,6 pontos de maio de 2009, de acordo com a entidade privada.
O indicador se manteve pelo 15º mês consecutivo abaixo dos 116,4 pontos, que é sua média histórica.
A porcentagem dos consumidores consultados que consideram a atual situação econômica como boa caiu de 15,6% em março para 14% em abril, enquanto a proporção dos que a julgam como ruim subiu de 39,5% para 43,2% no mesmo período.
Os técnicos da FGV consideram que a confiança tende a cair ainda mais devido a que, para os consumidores, o cenário econômico previsto para os próximos meses “continua nebuloso”.
O indicador que mede o otimismo dos consumidores sobre a situação econômica futura caiu para 94,8 pontos em abril, seu menor nível desde fevereiro de 2009 (90,3 pontos).
A porcentagem de consumidores que consideram que a situação vai melhorar se reduziu de 25% em março para 24,4% em abril, enquanto a proporção dos que esperam uma piora subiu de 26,6% para 29,6% no mesmo período.
A pesquisa que mede as expectativas dos consumidores é realizada mensalmente pela FGV com os chefes de 2 mil famílias nas sete maiores cidades brasileiras. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.