Confiança do consumidor é a mais baixa desde 2005, aponta pesquisa da CNI
Rio de Janeiro, 27 jun (EFE).- A confiança dos consumidores brasileiros apresentou uma queda de 1,2% em junho, em comparação com o mês anterior, e atingiu seu menor nível desde setembro de 2005, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A deterioração deste indicador, realizado em parceria com o Ibope através do Índice Nacional de Expectativa do Consumidor, representa um retrocesso de 3,5%, em comparação com junho do ano passado.
De acordo com a fonte, que ouviu 2.002 pessoas de 142 municípios entre os dias 13 e 15 de junho, essa redução está relacionada à piora da perspectiva de emprego, renda e inflação entre os consumidores.
A pesquisa também revelou que o número de brasileiros que admitiu ter menos dívidas cresceu 3,3%. Segundo a CNI, os brasileiros estão assumindo menos dívidas devido à crescente preocupação pelo aumento dos preços e pela piora da expectativa de renda pessoal.
A confiança dos comerciantes brasileiros também piorou em junho, registrando uma queda de 6,4%, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo o Índice de Confiança do Comércio divulgado nesta manhã pela Fundação Getulio Vargas. Trata-se da maior queda deste indicador desde dezembro de 2011.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.