Confiança do empresário brasileiro é a pior dos últimos 16 anos

  • Por Agencia EFE
  • 23/02/2015 16h51

São Paulo, 23 fev (EFE).- A confiança dos industriais brasileiros na economia do país caiu em fevereiro a seu pior nível desde 1999, quando o índice começou a ser divulgado, informou nesta segunda-feira a patronal do setor.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) foi de 40,2 pontos neste mês, com um retrocesso de 4,2 pontos com relação a janeiro de 2015, segundo uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Indústria (CNI) com 2.830 empresas entre 2 e 12 de fevereiro.

O indicador, que em fevereiro retrocedeu em todas as regiões e setores da indústria brasileira, acumula uma queda de 12,2 pontos nos últimos 12 meses.

Durante este período, o índice medido pela CNI se situou abaixo da marca dos 50 pontos, em uma escala de entre 0 e 100, ou seja, refletindo a desconfiança dos industriais.

A falta de confiança voltou a ser generalizada entre todas as empresas, independentemente de seu tamanho, já que o índice é de 39 nas pequenas, 38,7 nas médias e 41,5 nas grandes indústrias.

Por setores, a indústria da construção registrou o pior índice de confiança (39,8), seguida da de transformação (40,1) e da extrativa (42,7).

A produção industrial brasileira reduziu 3,2% no ano passado, seu pior resultado anual desde 2009, e segundo outra pesquisa divulgada recentemente pela CNI, as indústrias do país reduzirão seus investimentos com relação a anos anteriores devido à crise.

De acordo com os dados da patronal, os principais temores dos industriais brasileiros são a incerteza da economia brasileira, a previsão de que ocorra uma retração da demanda e o encarecimento do crédito. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.