Conflito entre Azerbaijão e Armênia deixa 5 soldados armênios mortos

  • Por Agencia EFE
  • 24/08/2015 08h40

Baku, 24 ago (EFE).- Pelo menos cinco soldados armênios morreram e outros oito ficaram feridos neste final de semana na região do conflito de Nagorno Karabakh pelo fogo de artilharia de resposta do exército azerbaijano, informou nesta segunda-feira o Ministério da Defesa do Azerbaijão.

Segundo o comunicado oficial, na noite de sábado unidades armênias, em uma nova violação do cessar-fogo, atacaram com morteiros de calibre 60 e 82 milímetros as posições das tropas azerbaijanas na região de Agdam, junto ao enclave de Nagorno Karabakh.

O comando azerbaijano ordenou responder com rodadas de artilharia e morteiros “contra as primeiras linhas e as comunicações do inimigo”.

Segundo o Ministério de Defesa do Azerbaijão, pouco depois os artilheiros cessaram fogo “a fim de criar condições para que o inimigo evacuasse os corpos e prestasse atendimento médico aos feridos”.

O comando azerbaijano cifrou em três feridos as baixas em suas próprias fileiras.

“A responsabilidade por esta nova explosão de violência na linha de separação de força e pelas vítimas humanas que cobrou recai totalmente sobre a chefia político-militar da Armênia”, conclui o comunicado de Defesa do Azerbaijão.

O conflito entre Azerbaijão e Armênia remonta aos tempos da antiga União Soviética, quando o território azerbaijano de Nagorno Karabakh pediu sua incorporação à vizinha Armênia após o que explodiu uma guerra que já causou 25.000 mortes.

As tropas karabakhies e armênias ocupam atualmente todo o enclave e outros sete distritos, território que representa pouco mais de um quinto da superfície total do Azerbaijão. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.