Conflitos no sul da Tailândia provocaram 6 mil mortes em 10 anos

  • Por Agencia EFE
  • 03/01/2014 09h39

Bangcoc, 3 jan (EFE).- Cerca de 6 mil pessoas morreram devido à violência na conflituosa região sul da Tailândia, quando se completam dez anos da intensificação da insurgência muçulmana, informaram nesta sexta-feira fontes militares do país asiático.

No total, 5.926 pessoas morreram em atentados e ataques nas províncias de Pattani, Yala e Narathiwat, assim como em quatro distritos da província de Songkhla entre 4 de janeiro de 2004 e 31 de dezembro de 2013.

Destes, 3.461 eram muçulmanos, e 2.431 budistas, segundo dados do Comando de Operações de Segurança Interna reproduzidos pelo jornal “Bangcoc Post”.

Outras 10.593 pessoas ficaram feridas desde que a violência se agravou por causa do ataque de militantes muçulmanos a um arsenal militar em Narathiwat que amanhã completa o décimo aniversário.

Os atentados com armas leves, assassinatos e atentados com explosivos se repetem quase diariamente nesta região de maioria muçulmana e etnia malaia, apesar da atuação de 40 mil soldados das forças de segurança e da vigência do estado de exceção.

Também não conseguiu cessar a violência o diálogo iniciado em fevereiro entre o governo tailandês e o Barisan Revolusi Nasional (Frente Nacional Revolucionária, em malaio), um dos grupos que liderou a rebelião muçulmana no final dos anos 60.

As negociações foram suspensas em agosto devido à falta de acordo sobre as exigências da organização muçulmana que pedia a mediação da Malásia e a libertação de todos os presos.

Os insurgentes denunciam a discriminação sofrida por parte da maioria budista do país e exigem a criação de um Estado islâmico que integre as três províncias, que configuraram o antigo sultanato de Pattani, anexado pela Tailândia há um século. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.