Confronto durante protesto contra projeto de mineração deixa 1 morto no Peru

  • Por Agencia EFE
  • 23/04/2015 00h52
  • BlueSky

Lima, 22 abr (EFE).- Uma pessoa morta e pelo menos quatro feridas foi o saldo do enfrentamento desta quarta-feira entre manifestantes que apoiam a greve regional contra o projeto de mineração Tía María e a Polícia Nacional do Peru na região Arequipa, no sul do Peru.

Um comunicado do hospital Manuel Torres Muñoz, da cidade de Mollendo, informou que, como consequência dos confrontos, foi registrada a morte de Victoriano Huayna Nina, de 61 anos, que ingressou nesse centro médico com lesões no membro inferior direito.

A vítima morreu após ser atendida durante 30 minutos pela equipe do hospital, acrescentou a nota.

Além disso, esse hospital recebeu quatro feridos com contusões diversas, que foram atendidos por uma equipe de cirurgiões em emergência.

O diretor da rede de Saúde da província de Islay, Walter Vera, disse à emissora de rádio “Yaraví” que a vítima morreu presumivelmente pelo impacto de um projétil na perna direita, e que tinha sido atendida previamente em Islay, antes de ser transferida ao hospital de Mollendo, onde faleceu.

Os manifestantes tentaram hoje tomar a ponte da região de Pampablanca, durante as primeiras horas da greve regional em Arequipa em solidariedade com a greve indefinida declarada na província de Islay há 31 dias.

O protesto motivou a mobilização de cinco mil policiais até Arequipa, já que as organizações gremiais anunciaram que bloqueariam as estradas.

Os opositores ao projeto Tía María afirmam que a futura mina de cobre contaminará com pó ácido seus campos de cultivo e a água do rio Tambo, apesar de a empresa mexicana Southern Copper garantir que usará a água de mar dessalinizada em suas operações.

Tía María planeja produzir 120.000 toneladas anuais de cátodos de cobre, com um investimento de US$ 1,4 bilhão da Southern Copper Corporation, e o início de suas operações está previsto para 2017. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.