Confronto entre mineiros ilegais na África do Sul deixa seis mortos

  • Por Agencia EFE
  • 16/03/2015 05h29
  • BlueSky

Johanesburgo, 16 mar (EFE).- Seis pessoas, entre elas uma menina de 2 anos, morreram neste fim de semana na África do Sul baleadas por um grupo de homens armados, em um novo episódio de violência entre grupos rivais de mineiros clandestinos.

A polícia atribuiu o ataque à violenta guerra pelo controle de explorações abandonadas ou sem atividade entre mineiros ilegais no East Rand de Johanesburgo.

As forças da ordem buscam pelo menos 15 homens fortemente armados, que abriram fogo na noite de sábado contra uma loja na cidade de Benoni, no East Rand, onde mataram a menina, três homens e duas mulheres.

Outras quatro pessoas ficaram feridas de gravidade, segundo fontes policiais.

A polícia suspeita que o incidente esteja relacionado com os cinco mineiros ilegais que morreram baleados em fevereiro.

As autoridades onde estão as minas, hoje praticamente abandonadas, as primeiras que explodiram em Johanesburgo, alegam que a violência é causada pela guerra entre duas facções de mineiros de Lesoto.

Imigrantes de Lesoto, Moçambique e Zimbábue formam a maioria desses grupos de mineiradores clandestinos, que passam semanas sob a terra para tirar ouro e outros metais entre as ruínas de explorações abandonadas ou sem atividade.EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.