Confronto entre separatistas e militares deixa 7 mortos na Índia

  • Por Agencia EFE
  • 28/08/2015 13h39

Nova Délhi, 28 ago (EFE).- Um confronto nesta sexta-feira entre o exército indiano e separatistas no estado de Nagaland, no nordeste do país, deixou seis insurgentes e um civil mortos e duas pessoas feridas, apenas algumas semanas depois da assinatura de um acordo de paz entre o governo e o principal grupo separatista dessa região.

O confronto aconteceu no distrito de Tuensang, disse à Agência Efe o inspetor geral de polícia do estado, G. Akheto Sema, que acrescentou que ficaram feridos um civil e um soldado no tiroteio.

Sema afirmou que os insurgentes pertencem ao Conselho Nacional Socialista de Nagaland-Khaplang (NSCN-K), que em abril passado rompeu o acordo de cessar-fogo que mantinha com o governo central e não aderiu ao recentemente assinado entre o executivo de Narendra Modi e o NSCN-IM.

O NSCN-K, ativo em várias zonas de Nagaland e arredores, matou 20 soldados na região de Manipur em um ataque em junho.

Seu principal objetivo é estabelecer um Estado próprio que inclua as áreas das regiões indianas contíguas e da vizinha Mianmar, onde vive o grupo étnico dos nagas, segundo o Instituto de Gestão de Conflitos da Índia.

O governo da Índia e o NSCN-TM, um dos principais grupos separatistas de Nagaland, assinaram no início de agosto um acordo de paz qualificado de “histórico” por Modi, após décadas de violência e milhares de mortos.

O NSCN-K, rompido com o NSCN-IM desde 1988 após divergências nas conversas de paz, não assinou o acordo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.