Confronto na Caxemira indiana deixa 3 supostos insurgentes mortos
Nova Délhi, 23 ago (EFE).- Pelo menos três supostos insurgentes morreram e um soldado indiano ficou ferido em um enfrentamento no distrito de Handwara, no norte da Caxemira indiana, informaram neste domingo fontes policiais.
Uma fonte policial informou à agência “Ians” que na noite do sábado um grupo de insurgentes prepararam uma emboscada contra um grupo de fuzileiros e policiais indianos nas florestas de Handwara.
“A área foi imediatamente isolada e foram enviados reforços para assegurar que os insurgentes não pudessem escapar. No combate que aconteceu em seguida três insurgentes morreram, enquanto um soldado ficou ferido”, disse.
“Os trabalhos de busca continuam na região”, acrescentou a fonte.
O novo enfrentamento na Caxemira indiana, pela qual o Paquistão e a Índia mantêm um conflito de quase 70 anos que se traduziu em duas guerras e intermináveis incidentes, acontece após um novo fracasso na aproximação de ambos países.
O Paquistão anunciou ontem a suspensão de uma reunião programada para hoje em Nova Délhi para abordar questões de segurança, por considerar que o governo indiano tinha estabelecido pré-condições não pactuadas, depois que este último deu um ultimato a Islamabad para que aceitasse tratar unicamente temas de terrorismo.
A reunião tinha sido estipulada pelos primeiros-ministros do Paquistão, Nawaz Sharif, e da Índia, Narendra Modi, em julho na Rússia, e buscava colocar na mesma pela primeira vez durante o governo de ambos dirigentes seus responsáveis de Segurança.
A suspensão da reunião aconteceu no meio de uma crescente crispação dialética após a decisão do Paquistão de que seu enviado a Nova Délhi se reunisse ali com líderes separatistas caxemirianos, algo rejeitado pelo governo de Modi.
O Paquistão, que sustenta que estes encontros foram frequentes nos últimos 20 anos antes da chegada de Modi ao poder, em maio de 2014, ressaltou que não se pode abordar questões de segurança sem abordar a questão da Caxemira. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.