Confrontos com tribos sunitas matam dez rebeldes xiitas no Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 21/12/2014 13h48

Sana, 21 dez (EFE).- Pelo menos dez integrantes do movimento xiita dos houthis no Iêmen morreram neste domingo em confrontos com tribos sunitas em seu grande reduto de Arhab, 30 quilômetros ao norte da capital Sana, informaram à Agência Efe fontes da região.

Os conflitos começaram depois que os houthis detonaram com dinamite a residência de um líder tribal em Arhab. Os rebeldes xiitas costumam explodir casas, mesquitas e centros religiosos dos sunitas para ostentar poder nas regiões que controlam.

No dia 14 de dezembro, esta milícia xiita tomou o controle de Arhab após dois dias de combates nos quais morreram pelo menos oito pessoas.

Os houthis, que controlam a capital desde meados de setembro, expandiram seus domínios a várias províncias e encontram desde outubro uma dura resistência por parte da Al Qaeda e de clãs sunitas no Iêmen.

Por outro lado, um oficial de segurança iemenita morreu neste domingo por disparos de homens armados que circulavam em uma moto na cidade de Eb, no centro do país, segundo a agência oficial de notícias “Saba”. Os responsáveis pelo ato fugiram depois do tiroteio, que ocorreu em frente à casa do oficial.

A organização terrorista Al Qaeda assassinou mais de cem funcionários e oficiais de segurança, dos serviços de inteligência e do Exército em operações similares nos últimos anos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.