Confrontos deixam 7 mortos entre grupos armados no norte do Mali

  • Por Agencia EFE
  • 10/02/2014 14h42

Argel, 10 fev (EFE).- Pelo menos sete pessoas morreram em um enfrentamento entre o grupo tuaregue do norte do Mali Movimento Nacional de Libertação de Azawad (MNLA) e supostos terroristas do movimento Monoteísmo e Jihad na África Ocidental (MYAO), informou nesta segunda-feira o MNLA.

Segundo um comunicado divulgado na página oficial do MNLA, os confrontos armados eclodiram na região setentrional de Gao no sábado e duraram até a noite de ontem, domingo.

A nota indica que seis dos mortos eram integrantes do MYAO e que o outro era um tuaregue do MNLA.

Nos confrontos, outro miliciano do MNLA ficou ferido e foram capturados dois homens armados do MYAO, de quem se diz apenas que são árabes.

O MNLA responsabilizou o MYAO pela morte de 25 civis de origem tuaregue no último dia 6 de fevereiro na cidade de Tamkutate, situada a cerca de 80 quilômetros de Gao, quando esses retornavam para suas casas após participar da feira semanal da cidade.

Segundo o MNLA, os civis foram atacados por um grupo de homens armados montados em motos e em picapes.

O comunicado acrescenta que após o ataque, milicianos tuaregue perseguiram os atacantes até uma suposta base terrorista que, segundo o relato do MNLA, foi totalmente destruída por seus homens.

Uma fonte da administração regional tinha informado em 7 de fevereiro sobre a morte, um dia antes, de 30 pessoas de origem tuaregue em uma região situada a 100 quilômetros de Gao.

Segundo o funcionário Almuser Yatara havia informado na época, as vítimas tinham sido assassinadas em um surto de violência racista que tinha enfrentado a tuaregues, que representam 8% da população, com peuls, que constituem 17% dos moradores do Mali. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.