Confrontos entre exército e rebeldes houthis deixam dezenas de mortos em Sana

  • Por Agencia EFE
  • 24/09/2014 00h35

Sana, 19 set (EFE).- Dezenas de milicianos houthis morreram nos confrontos das últimas horas contra o exército iemenita nos arredores da sede da televisão oficial, no norte da capital Sana.

Segundo informou nesta sexta-feira o movimento rebelde xiita dos houthis em sua conta oficial no Twitter, “a guarda do edifício da televisão utiliza armas perigosas e há dezenas de mortos dos mujahedin”.

Reforços militares, incluídos veículos blindados e tanques, se posicionaram em torno da sede da televisão, no bairro de Al Yaraf, reduto dos houthis, explicaram testemunhas à Agência.

Os combatentes xiitas se retiraram dos arredores do edifício da televisão perante o avanço militar, mas os combates continuam em Al Yaraf.

Os escritórios, de onde são transmitidos três canais oficiais, foram atacados ontem à noite com todo tipo de armas pelos rebeldes, informou a Comissão Suprema de Segurança, máxima autoridade militar do país, que denunciou uma tentativa de invadir o edifício.

Fortes explosões são escutadas em Al Yaraf, onde as ruas permanecem desertas e as lojas fechadas devido aos combates, segundo pôde constatar a Agência Efe.

Estes novos confrontos explodiram depois que ontem morreram 24 milicianos xiitas e nove soldados em uma emboscada perto de Sana.

O movimento xiita começou no mês passado uma onda de manifestações para exigir a destituição do atual governo, que derivaram em violentos confrontos.

Após pegar em armas em 2004, os houthis controlam desde 2010 a província setentrional de Saada e tentam há meses ampliar as áreas sob seu domínio. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.