Confrontos entre grupos étnicos deixa 6 mortos no norte do Mali

  • Por Agencia EFE
  • 30/12/2014 10h28

Bamaco, 30 dez (EFE).- Pelo menos seis pessoas morreram em confrontos armados entre diferentes grupos étnicos no norte do Mali, em meio a uma tensão crescente diante da iminência da nova rodada de conversas de paz em Argel para definir o status do Azawad (metade nordeste do Mali).

Os mortos são militantes do Movimento Árabe do Azawad, que aparentemente tentavam atacar a população de Bamba, mas se depararam com a feroz oposição do Grupo de Autodefesa Tuaregue Imghad (GATIA), aliados do governo de Bamaco, segundo fontes do grupo.

No domingo, um caminhão cheio de produtos químicos inflamáveis foi incendiado em Gao após uma explosão provocada e dois outros caminhões foram descobertos, cheios de explosivos, na entrada de um acampamento da força de interposição da ONU.

Um navio da Companhia Malinesa de Navegação que navegava no rio Níger rumo a Timbuktu, com cem passageiros a bordo, foi atacado a tiros durante a madrugada por desconhecidos nas proximidades de Beer, sem que se conheçam os motivos do ataque.

Na chamada Faixa do Azawad, uma zona desértica ao norte do rio Níger, convivem grupos armados tuaregue e árabes, às vezes aliados de movimentos islamitas e outras do governo de Bamaco, comprometidos em negociações para definir um status para a região que termine com o histórico irredentismo na zona.

Esses movimentos já se reuniram com representantes do governo central em várias rodadas de conversas em Argel. A próxima reunião deverá ocorrer em janeiro. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.