Confrontos entre pró-russos e europeístas deixam vários feridos na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 01/03/2014 11h03

Kiev, 1 mar (EFE).- Várias pessoas ficaram feridas neste sábado em confrontos entre manifestantes pró-russos e ativistas do movimento popular europeísta conhecido como Euromaidan em Kharkiv, cidade situada no leste da Ucrânia.

Após alguns incidentes, inclusive com disparos, segundo as agências locais, os manifestantes pró-russos romperam o cordão que isolava os europeístas e tomaram o escritório do governo central de Kharkiv, onde uma bandeira russa foi hasteada pouco tempo depois.

Os manifestantes hastearam a bandeira russa aos gritos de “Kharkiv e Rússia”, enquanto as chamadas autodefesas do Euromaidan, muitos vindos desde Kiev, exibiam uma bandeira branca pela janela do escritório para evitar novos confrontos.

Os ativistas feridos foram retirados do edifício e levados aos hospitais da região.

Mais de 10 mil pessoas se manifestam hoje na praça da Liberdade de Kharkiv para exigir ao novo governo uma progressiva federalização da Ucrânia e o arquivamento dos processos penais contra os policiais que cumpriram seu dever.

Os organizadores do comício pró-russo, liderado pelo ex-governador da região de Kharkiv, Mikhail Dobkin, e o prefeito da cidade homônima, Gennady Kernes, também exigiam ao governo central de Arseni Yatseniuk o desarmamento dos grupos armados de civis (autodefesas de Maidan) e que os mesmos sejam retirados dos edifícios oficiais de Kiev e de outras cidades do país.

Outras 10 mil pessoas concentradas na praça Lênin de Donetsk decretaram Pavel Gubarev, chefe da Milícia Popular de Donbass (como se conhece a zona mineira no leste ucraniano), como o novo governador popular da região, segundo a imprensa local.

Gubarev lançou um ultimato às autoridades da região de Donetsk para que desobedeçam as novas autoridades da Ucrânia em Kiev e pediu aos manifestantes montarem um acampamento em frente ao escritório do Governo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.