Confrontos matam mais 10 civis na Ucrânia, e se estendem a Mariupol

  • Por Agencia EFE
  • 21/01/2015 13h09

Kiev, 21 jan (EFE).- Os combates entre forças governamentais e rebeldes provocaram a morte de mais dez civis nas últimas 24 horas no leste da Ucrânia, enquanto as milícias pró-Rússia reataram os ataques contra o porto de Mariupol.

Segundo as autoridades de Donetsk, seis pessoas morreram na região, tanto na zona dominada por Kiev como na controlada pelos insurgentes, e 24 civis ficaram feridos.

Os separatistas acusam o Exército ucraniano de intensificar nos últimos dias os bombardeios com artilharia pesada contra bairros residenciais da cidade e de outros redutos sob controle rebelde.

Além disso, os rebeldes denunciaram nesta quarta-feira a morte de quatro civis em Stajanov (Lugansk) durante os bombardeios noturnos realizados pelas forças leais a Kiev.

Entre os mortos há uma menina de aproximadamente 5 anos, assim como duas mulheres e um jovem, enquanto outros oito civis estão feridos em estado grave.

Os combates, que tiveram como epicentro o aeroporto de Donetsk nos últimos dias, se estenderam agora a Mariupol, sede do governo regional de Donetsk leal a Kiev.

“Na região de Mariupol, o inimigo lançou uma série de ataques contra as posições das forças ucranianas”, informou nesta quarta-feira o especialista militar e deputado ucraniano Dmitri Timchuk.

Timchuk enfatizou que esse ataque serve para encobrir o reagrupamento das tropas russas e o armamento pesado concentrado na região próxima à fronteira russo-ucraniana.

“O inimigo reforçou sua presença tanto em tropas, como em armamento. Foi detectada a presença de dez tanques, pelo menos. A mobilização de blindados inimigos para a primeira linha de fogo continua”, acrescentou.

Quanto ao aeroporto, o comando militar ucraniano insiste em dizer que os combates continuam nas instalações aeroportuárias, nas quais ainda resistiria um pequeno número de incansáveis soldados.

Os rebeldes alegam que o aeroporto está sob seu completo controle e que todas as tentativas ucranianas de recuperar posições fracassaram.

Enquanto os rebeldes informaram que as forças governamentais perderam centenas de soldados nos últimos dias, Kiev se limitou a informar nesta quarta-feira sobre uma morte e 40 feridos entre as forças governamentais nas últimas 24 horas.

Os combates também ocorreram na região vizinha de Lugansk, onde os ucranianos teriam tido que abandonar pelo menos um posto de controle devido ao ataque perpetrado pelos rebeldes supostamente apoiados por forças russas.

No meio da escalada do conflito, os ministros das Relações Exteriores de Ucrânia, Rússia, Alemanha e França, grupo conhecido como o formato de Normandia, conversarão em Berlim nesta quarta-feira.

Segundo o ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, o objetivo é “evitar uma reativação do conflito militar e uma nova escalada política entre Kiev e Moscou”.

O ministro russo de Relações Exteriores, Sergei Lavrov, afirmou nesta quarta-feira em entrevista coletiva que Kiev e Ocidente carecem de provas sobre a presença de tropas russas no leste da Ucrânia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.